LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Revolução Tecnológica do Século XXI




Por Paulo Rodrigues

Vivemos numa época de intoxicação informacional, em meio a um turbilhão de informações que não cessam de se proliferar. Nos deparamos com o uso cada vez mais assíduo de tecnologias modernas (celulares ou computadores) em todas as esferas, o que nos leva a refletir sobre a comunicação, como ela vem se processando tendo o homem como centro desse processo Nomofobia, que vem do inglês “no mobile”, foi o nome dado para a doença que causa pânico e angústia na falta do celular. Mas o celular é apenas uma das tecnologias sem as quais algumas pessoas literalmente não sobrevivem. Há quem não passe um minuto sem o computador, o e-mail, a internet. Ao que tudo indica, viraram reféns do mundo moderno. É o Iphone, o Ipad, o laptop e assim por diante. São fobias muito novas e pouco diagnosticadas, já que as pessoas não as enxergam como doenças. “Como em todas as compulsões, o indivíduo só percebe quando a coisa fica muito grave e passa a interferir a vida cotidiana. Ele não nota porque virou necessidade da vida moderna ficar plugado o tempo todo”, explica a psicóloga Angela Ferreira Batalha, que é especialista em fobias.

A Economia Tecnológica

A mecânica da economia social na mudança de milênio, isto é, o que move as engrenagens da máquina administrativa está na oferta da maior qualidade e agilidade de serviços. A informatização tem um papel fundamental neste contexto. A passagem na mudança de milênio da era industrial para informal, da chamada globalização para a informatização tem um impacto jamais imaginado sobre a mentalidade dos indivíduos nela inseridos. Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofrem com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 1990 foi, justamente, o desemprego estrutural.

Diferentes Processos e Interpretações

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, “Revolução Telemática” ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da “sociedade da informação”. Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

São Consideradas NTICs, entre outras:

Os computadores pessoais (PCs, personal computers)

As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams

A gravação doméstica de CDs e DVDs

Os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados.

A telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)

A TV por assinatura

TV a cabo

TV por antena parabólica

O correio eletrônico (e-mail)

As listas de discussão (mailing lists)

A internet

A world wide web (principal interface gráfica da internet)

Os websites e home pages

Os quadros de discussão (message boards)

O streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)

O podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)

A enciclopédia colaborativa, a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki.

As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons

A captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners)

A fotografia digital

O vídeo digital

O cinema digital (da captação à exibição)

O som digital

A TV digital e o rádio digital

As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)

Wi-Fi

Bluetooth

RFID

EPVC



Interatividade

De modo geral as novas tecnologias estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional, em que a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Neste sentido, muitas tecnologias são questionadas quanto a sua inclusão no conceito de novas tecnologias da informação e comunicação, ou meramente novos modelos de antigas tecnologias. As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infra-estrutra comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes. Numa rede, no entanto, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso. Este modelo é considerado reativo e não interativo e aparece mesmo na internet, disponibilizados pelos conhecidos portais, e agências midiáticas que disponibilizam suas informações e serviços pela Internet tão somente.

As Novas Tecnologias e a Comunicação

É difícil prever o impacto que terá nelas, embora já se possam antever alguns contornos: maior facilidade e rapidez de acesso à informação, melhor coordenação de colaboradores dispersos geograficamente, por exemplo, integração e automatização dos processos de negócio a montante (fornecedores) e a jusante (clientes), incremento da possibilidade de participação dos colaboradores nas atividades de gestão dos seus superiores hierárquicos, etc. As novas tecnologias parecem favorecer a tendência para as empresas terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais “em rede” com outras empresas e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais conectados.

24 comentários:

Sandro disse...

Sandro Luiz 1ºA-Informática

Isso acontece por que as pessoas querem conversar com os amigos e os famíliares de longe, e o jeito mais fácil e rápido é o celular e a internet (mas como diz o ditado "tudo que é de mais é prejudicial") e isso acaba viciando o ser humano fazendo com que ele queira mais e mais tecnologia, até por que as marcas de celulares, de computadores, etc lançam produtos novos muito rápido, e o ser humano sempre quer o melhor.

carros.carros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carros.carros disse...

Lorraine e Nicolas 1ºA- informatica

Hoje em dia a tecnologia esta presente em tudo em nosso dia a dia, o que faz com o ser humano sempre queira o melhor, eo mais atualizado produto tecnologico, e hoje em dia celulares por exemplo lança um modelo mais tecnologia, e ja sai a data para a criação do modelo mais avançado ainda.

#Giiovanna disse...

Giovanna Perez 1ºB - Publicidade

eu mesmo ja passamos, e ainda as vezes passamos por isso, cada vez mais que voce usa o celular o computador, voce acha que se vc nao entrar todo dia, voce vai morrer, voce vai se sentir mal, os outros vao falar de voce, porque voce sumiu, por apenas 1 DIA!!!
isso ocorre sempre com nós, adolescentes, sempre sempre, é como se ja virasse uma rotina, eu acho que isso é uma doença sim, que tem que ser tratada, o mais rapido possivel, e a ajuda de todos, é muito bem vinda!

Mayara disse...

Mayara e Aline - 1ºB
Achamos que a internet pode ser usada de modo prejudicial ou de modo cultural, para ajudar no desenvolvimento de aprendizado. Porém hoje em dia, a maioria das pessoas não a usufluem desse modo. Tornando a internet mais um modo para diversão do que para aprendizado. Esse modo de diversão pode fazer com isso vire um vício para algumas pessoas, por exemplo: vício por twitter, facebook, orkut, myspace, youtube etc. Sendo assim, não utilizando a internet de um modo que vá te favorecer a algo no futuro. Porém, não é por causa desse nosso pensamento que deixamos de lado nossos divertimentos na internet para aumentar nosso grau de 'cultura', a partir disso concluímos que praticamento ao nosso ver todos estamos 'consumidos' pela tecnologia.

Atividades de Filosofia disse...

O texto retrata a globalização em função da tecnologia citando seus beneficios(nescessidade) e seus maleficios (ato compulcível).
O mundo que vivemos hoje gira em torno de tecnologias como: Celulares, Computadores, TV's... O ser humano nunca esta satisfeito com o que tem, esta sempre querendo evoluir cada vez mais.
A tecnologia nos traz facílidade para nossos afazeres, porém quando utilizada de forma inadequada e em execesso é provável trazer grandes conseguencias como a doença dita no texto a "Namofobia".
Concluindo-se que devemos estar atualizados mas não viciado!
Comentario produzido por:
•Thayssa
•Michelle 1ºB ADM/PUB
•Carolina
•Karime

@_CaiqueeA disse...

Caique 1°A
Lucas B.
Matheus S.
Lucas P.
Essa coisa acontece, porque as pessoas querem falar com seus familiares que estão longe e estão com saudades.
Fica Viciante e o ser humano faz com que ele queira mais e mais tecnologias e os fabricantes querem fazer coisas mais rapidas e faceis de usar.

lucas disse...

Lucas Noda 1ºA Informatica
Em minha opinião o uso excessivo de tecnologia pode trazer consequências para o futuro, o homem produz cada vez tecnologias mais avançadas.

lucas disse...

Realmente algumas pessoas que vivem nessa época de tecnologia estão propostas ao o vicio que pode até chegar a morte ou fazer mal a saúde, uns dos maiores vicio que eu conheço é a internet e o vídeo game como por exemplo um reportagem que eu li fala de um garoto que fico 12 horas jogando Xbox 360, ele morreu de coágulo de sangue que significa trombose venosa profunda, então temos que presta mais atenção o quanto agente usa esses equipamentos tecnológico.

Lucas disse...

Gabriela S. e Lucas Batelli 1° Ano - A


Nessa época, com tanta tecnologia, e que vem evoluindo tão rapidamente, as pessoas tem o costume de ficarem "atualizadas", o que pode levar a um "vício", assim dizendo. Hoje em dia, o mundo gira em torno das tecnologias, virou necessidade estar a par delas, de estar conectado o tempo todo.
Essa revolução tecnológica é causada pela globalização e pela presença cada vez maior da "sociedade da informação”, acabaram por promover mudanças estruturais de grande dimensão no panorama da educação em todas as nações e conseqüentemente, nas organizações.

Anna Gabriele disse...

Anna Gabriele de Salles, Gabriela Crevelim, Igor Rafael - 1º ano A

Concluímos que a tecnologia vem aumentando muito no decorrer do tempo. E com isso as pessoas ficam "viciadas", surgindo novas fobias que são pouco diagnosticadas. Muitas pessoas não encaram como doenças e só quando está grave que diagnosticam,quando começa a interfirir na sua rotina.

Bruno disse...

Bruno Vieira - 1ºA - Info

A revoluçao tecnologica veio para facilitar a vida das pessoas, mas algumas viram isso como um meio de diversão, mas alguns desses meios acabaram deixando as pessoas viciadas e começou a fazer elas largarem a mão de compromissos e de coisas importantes. Muitos desses "aparatos" tecnologicos sao prejudiciais a saude, não por usá-las, mas pelo fato das pessoas deixarem de se cuidar por ficar muito tempo nesses "aparatos", como por exemplo, o computador.

Rodrigo disse...

A tecnologia aumenta com a curiosidade e a necessidade do ser humano de crescer e descobrir novas formas de facilitar sua vida e algumas dessas invenções tecnológicas podem deixar algumas pessoas dependentes, mas isso faz parte do progresso, essas pessoas são cobaias para que sejam feitos aperfeiçoamentos em tecnologias futuras, o homem evolui constantemente, ás vezes deixa alguns para trás, mas afinal, esta é a nossa natureza.

Alessandra disse...

Alessandra 3ºA
acredito que isso vem acontecendo realmente porque as pessoas se tornaram dependentes de tudo que envolve a tecnologia, desde trabalhos em vez de pessoas precisarem irem a bibliotecas elas tem toda informação de que precisam ali em sua casa, assim como pagar contas fazer compras !
o ser humano quer tudo pratica rapido e facil! e a internet essas tecnologias que surgem oferece isso a nós.

Tatyana disse...

Brunella Grillo 3ºA
Clariana Siqueira
Francielle Nunes
Tatyana Kiyohara
Nos dias atuais a tecnologia está cada vez mais avançada, facilitando a vida das pessoas, e o uso de forma inadequada pode trazer consequencias no futuro.

Beijos e Abraços a todos!
Bom final de semana \o/

Fabiana disse...

Fabiana Andrade 3°A
Bom, acredito que as tecnilogias tem seu prós e seus contras, as tecnologias nos envolvem em um mundo novo, nos faz descobrir coisas novas e nos comunicar com qualquer parte do mundo, mais, quando em exagera faz mal. Acredito que a solução pra isso seria o bom senso do ser humano comedir tudo aquilo que faz.

Alanna Alves disse...

Alanna Alves 3ºA - Administração.

Atualmente a necessidade do ser humano não se limita as mesmas necessidades do tempo antigo. A cada dia surge mais novidades, o que torna o homem a cada dia mais compulsivo, e mais ganancioso por novas tecnologias. Vemos por experiências próprias: quem quer ter um celular antigo, quando se pode ter um de lançamento? Ou ter um mp3, quando os Ipod's Nano estavam sendo lançados?
É impossível adaptarmos a tecnologias antigas, quando as novas estão batendo a porta! O que temos que ter cuidado, é que as mesmas tecnologias que nos satisfazem, estão tomando o nosso lugar em inúmeros lugares, inclusive no trabalho, etc.!

João disse...

João Verlene Bernardes junior
1°A informática.
Hoje em dia,as pessoas estão ficando viciadas na tecnologia porque com ela tudo é mais fácil.Hoje em dia vc compra qualqué coisa sem mesmo saí de casa,é mais fácil,por isso que o ser humano opita e acaba viciando na tecnologia.Em casa mesmo compramos a maioria das coisas pela internet,por ser mais fácil e por vc não ter o trabalho de ir la pegar fila passa o cartão e trase pra sua casa,da sua casa vc escole compra e eles entregam na sua casa.
Mas realmente é mais fácil com a tecnologia,e com essa facilidade acabamos viciados e acomodados e acostumados mal.E a cada vez que é lançado mais coisas tecnológicas mais as pessoas querem.As pessoas querem sempre ter os melhores aparelhos tecnológicos,pra se acomodarem a cada vez mais.
E é assim :D

lucas disse...

Lucas Mancilha Leite 1°A
Realmente algumas pessoas que vivem nessa época de tecnologia estão propostas ao o vicio que pode até chegar a morte ou fazer mal a saúde, uns dos maiores vicio que eu conheço é a internet e o vídeo game como por exemplo um reportagem que eu li fala de um garoto que fico 12 horas jogando Xbox 360, ele morreu de coágulo de sangue que significa trombose venosa profunda, então temos que presta mais atenção o quanto agente usa esses equipamentos tecnológico.

Matheus disse...

matheus v
matheus s 1ºa
a tecnologia é boa mas é presizo uzala com sabedoria pos tudo que tem de bom tambem tem de ruim

Atividades de Filosofia disse...

Elizabeth 1ºB - Publicidade

Somos escravos da tecnologia, e extremamente dependente dela. Cada dia mais é mais dificil ficar sem ao menos usar um objeto tecnologico. Em todos os lugares, a todo o momento, estamos com a tecnologia em nosso meio. E é praticamente impossivel nos dias atuais ficar sem tudo isso. Essa dependencia imposta pelo sociedade, esta cada vez mais se agravando, pois adolescentes, jovens, adultos, e até idosos e crianças não conseguem ficar sem no minimo um celular, uma televisão, e um computador. Hoje isso é uma necessidade, o que é absurdo pois as pessoas começaram a depender de tudo o que é superfulo e dispensavel.

Flavia Oliveira disse...

Flávia Oliveira e Daiara Stefany
1ºB Administração

Com o avanço da tecnologia, a internet virou um meio de comunicação mais rápido e acessivel,porém algumas pessoas passa a ter um certo vicio sobre aquilo, e não faz idéia do 'mal' que está causando sobre si mesmo.. Mais não é por isso, que devemos parar de mexer,temos que ter um controle sobre isto.

Saúde feminina disse...

Esse texto fala da tecnologia que esta presente em tudo em nosso dia a dia, como nos celulares, computadores,televisões e etc...
O ser humano não consegue vive sem o uso da tecnologia,pois sempre queremos evoluir cada vez mais,onde está propostas acaba gerando o vicio ou até fazer mal a saúde.

Laryssa e Pietra 1°Ano B

DouglasY. disse...

Douglas Yamaguti
2°D .
Thiago tomilhero

A Mitologia fez parte da história do mundo,e com isso,ela é muito importante para a sociedade,coo por exemplo ,a frase ''A história mitológica da música, no mundo ocidental, começou com a morte dos Titãs'' ,foi uma que me interessou muito,pois não sabiamos sobre isso,
e outras partes do texto também,é muito importante o conhecimento sobre o assunto.