LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Chinês Liu Xiaobo é o vencedor do Nobel da Paz

000

O ativista chinês Liu Xiaobo é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2010, conforme anunciado em Oslo, na Noruega, nesta sexta-feira (8). Liu, um ex-professor de literatura, é o primeiro cidadão chinês a receber o prêmio. Ele passou os últimos 20 anos entrando e saindo das prisões chinesas por defender reformas democráticas.

Liu, de 54 anos, foi detido pela primeira vez após os célebres protestos do movimento estudantil na praça da Paz Celestial, em Pequim, em junho de 1989, violentamente reprimidos pelo governo.

Liu foi preso novamente em 2008 por ter sido um dos 10 mil signatários da Carta 08, petição formulada para exigir reformas políticas no regime comunista chinês.

Em dezembro de 2009, o dissidente foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", em um julgamento que gerou uma onda de protestos por todo o mundo.

Ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, segunda maior economia mundial, deveria assumir "mais responsabilidades" devido a seu cada vez mais importante papel no cenário internacional.

Dissidente chinês se mostra "emocionado" com Prêmio Nobel da Paz para colega

Liu receberá o prêmio "por seu longo trabalho não violento em favor dos direitos humanos na China", assinalou o Instituto. "O comitê Nobel deliberou largamente antes de tomar esta decisão que relaciona os direitos humanos e a paz".

"Nas últimas duas décadas, Liu Xiaobo foi um grande porta-voz em favor da aplicação dos direitos fundamentais na China", acrescentou a instituição.

Pequim já havia antecipado que Liu Xiaobo poderia ganhar o prêmio e fez críticas àpossível escolha, pois ela chama a atenção para a delicada situação dos direitos humanos no país.

Prêmio

O Prêmio Nobel da Paz é tradicionalmente entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

Vencedores do Nobel da Paz desde 2000

ANO
VENCEDOR
PAIS

2010
Liu Xiaobo
China

2009
Barack Obama
EUA

2008
Martti Ahtisaari
Finlândia

2007
Al Gore (Estados Unidos) e o painel da ONU sobre a mudança climática (Painel Intergovernamental para Mudança Climática, IPCC)
EUA

2006
Muhammad Yunus e o Banco Grameen de microcréditos
Bangladesh

2005
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e seu diretor Mohamed ElBaradei (Egito)

2004
Wangari Maathai
Quênia

2003
Shirin Ebadi
Irã

2002
Jimmy Carter
EUA

2001
Organização das Nações Unidas (ONU) e seu secretário-geral Kofi Annan (Gana)

2000
Kim Dae Jung
Coreia do Sul

CINA_-_Free_Liu_Xiaobo

O Prêmio Nobel da Paz é atribuído todos os anos pelo Comitê Nobel da Noruega, composto por cinco pessoas indicadas pelo Parlamento norueguês. A composição do comitê reflete a relação de forças entre os partidos políticos no parlamento, e conta com o auxílio de consultores técnicos especialmente designados.

O Nobel é um dos cinco prêmios criados pelo sueco Alfred Nobel (1833-1896), o inventor da dinamite. Detentor de mais de 350 patentes, se tornou milionário em consequência de suas descobertas na área de explosivos. Nobel deixou, em seu testamento, um pedido: a criação de uma fundação para financiar, todos os anos, cinco prêmios internacionais.

O testamento de Nobel também relacionava as categorias da premiação: física, química, medicina, literatura e paz (destinado às pessoas que mais se empenhassem para levar a paz a todos os países). Na década de 60, foi adicionado o prêmio para economia.

As indicações ao prêmio Nobel da Paz podem ser feitas por parlamentares, ministros governantes, acadêmicos, integrantes de organizações internacionais e ganhadores de anos anteriores. De acordo com as regras dos comitês, as indicações são mantidas em sigilo por 50 anos, mas alguns nomes acabam vazando.

De acordo com o calendário do prêmio, em setembro, o comitê envia convites a pessoas consideradas qualificadas para fazer indicações para o prêmio do ano seguinte. Fevereiro é o prazo máximo para o comitê receber as indicações, que ficam por volta de 200, com muitas cartas indicando as mesmas pessoas. Entre fevereiro e março, o comitê elabora uma lista mais curta de indicados.

Até agosto, a lista é constantemente revisada por consultores permanentes do prêmio e outros contratados por conhecerem o perfil de candidatos específicos. Em outubro, o ganhador do Nobel da Paz é escolhido e tem seu nome anunciado.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorre em dezembro, em Oslo, capital da Noruega. O laureado recebe uma medalha com o busto de Nobel, um diploma e uma soma de dinheiro. No ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, escolhido  Nobel da Paz, recebeu 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhões).

Veja algumas curiosidades sobre o Prêmio Nobel da Paz

Os primeiros ganhadores do Nobel da Paz foram o suíço Jean Henry Dunant e o francês Frédéric Passy, no ano de 1901. Dunant foi o fundador do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Passy foi fundador da Sociedade Francesa de Arbitragem entre as Nações

A Oceania é o único continente a nunca ter tido um ganhador do Nobel da Paz

Apenas 12 mulheres foram laureadas até hoje em toda a história do prêmio

Houve apenas um caso de recusa do prêmio, envolvendo o líder norte-vietnamita Le Duc Tho, indicado junto com o secretário de Estado americano, Henry A. Kissinger, por seu empenho em negociar um cessar-fogo entre EUA e Vietnã. Ele recusou o prêmio pois ainda não havia chegado a um acordo de paz com os EUA

Uma das polêmicas em torno do Nobel da Paz é nunca ter sido concedido a Mohandas Gandhi, apesar do reconhecimento do líder indiano como um dos principais pacifistas do século 20. Gandhi foi indicado cinco vezes

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebeu o prêmio três vezes, o que faz da entidade a maior colecionadora de Nobel da Paz