LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 18 de março de 2011

Filosofia/Sociologia - Atividade

Os Mecanismos da logica

Abaixo seguem algumas frases que, com o auxílio do raciocínio lógico e da analogia, podem ficar mais claros, simples ou práticos.
Então mãos à obra: interprete corretamente as frases e faça o que se pede em cada uma delas:

01) João empurrou Pedro. Ele caiu e se machucou. Quem caiu e se machucou? Refaça a frase de uma maneira que ela fique inteligível.

02) Karina e Márcio tiveram a primeira discussão depois de um ano de namoro. Ao sair de casa, refletiu sobre o amor que os envolvia e resolveu voltar para casa. Quem saiu de casa? Para qual casa a pessoa que saiu voltou: à sua ou à do(a) namorado(a)? Reconstrua a frase deixando-a compreensível.

03) Você está escutando o rádio e, de repente, a música é interrompida por uma notícia de última hora, que diz: avião cai no centro da cidade e mata ciclista premiado. Onde estava o ciclista: no avião ou na rua? Refaça a frase dando um sentido exato a ela.

04) Você conseguiu seu primeiro emprego. Na primeira reunião, seu chefe pede para você ir à sala ao lado para pegar apenas aquilo que dá água na boca, mas que não podemos comer. Quando você chega à sala ao lado, depara-se com vários objetos que estão em cima da mesa. Entre eles estão uma deliciosa barra de chocolate, um sanduíche, um pacote de batata frita, um copo de refrigerante e um copo vazio. O que você levará para o chefe?
05) Você entra em uma loja e encontra a seguinte frase na parede: vendo vendo dinheiro. Não vendo não vendo. A que conclusão você chega ao ler a frase? Reescreva a frase tornando sua mensagem mais clara.