LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 26 de março de 2011

Filosofia - Todos os anos

O pensamento antes da Filosofia


Os homens sempre se fizeram perguntas filosóficas. Nossos antepassados pré-históricos enterravam os cadáveres  com certos rituais, o que nos leva a acreditar que tinham alguma posição sobre o além e sobre a vida após a morte. A magia e o mito era  a maneira como respondiam muitas indagações teóricas e praticas. A filosofia aparece com estas inquietudes a respeito da realidade, as perguntas sobre a vida e a morte, tentam ser respondidas tendo como base o pensamento racional, fundamentado em argumentos que pretendem ser validos. Não foi uma mudança imediata, mas supôs, no entanto, uma espécie de revolução cultural, uma mudança radical na maneira de pensar e explicar a realidade. Entenderemos melhor isso se comprarmos o pensamento com pensamentos anteriores à filosofia, isto é no pensamento mitológico.


O pensamento Mitológico


O mito pretendia explicar a realidade de um modo poético, sem buscar as leis naturais, sem submeter ideias a um processo de comprovação. Nos mitos vemos os fenomenos naturais ocorrendo de forma arbitraria pois acontecem pela vontade de um ser supremoe os elementos são sempre comparados aos seres humanos. Os mitos são produtos da imaginação e da tradição que são transmitidos de geração em geração. Um exemplo de pensamento mitológico é dado por Hesíodo em sua obra Teogonia. Nesse trabalho, o poeta grego explica a origem dos deuses que formavam a origem da mitologia grega, bem como as forças geradoras do Universo. De outro lado vemos o Logos (fundamento do pensamento racional filosófico) considera que os fenômenos naturais ocorrem porque são necessário, porque assim exige sua própria natureza, conforme princípios internos que devem ser conhecidos. As explicações próprias do Logos são produtos do raciocínio e da investigação e se baseiam em argumentos que tentam demonstrar suas afirmações de uma forma inteligível.


A utilidade da Filosofia


São os objetivos principais da filosofia:


j        Ensinar a pensar bem. Cada área do conhecimento ensina a pensar de determinada maneira. A filosofia encarrega-se do pensamento do pensamento em geral, das normas da lógica, de avaliar a verdade, de perceber a diferença entre o pensamento teórico e o pratico.
j        Ajuda a entender a realidade. Enquanto os outros saberes encarregam-se de uma parcela da realidade – a historia, a arte, a astronomia, a biologia, etc. -, a filosofia encarrega-se da totalidade dos seres. A filosofia permite que conheçamos a nós mesmo como sujeitos da história, como criadores da cultura. Busca respostas ás perguntas que estão além do campo de cada uma das ciências.
j        A filosofia também contribui para a compreensão e melhoria do próprio mundo. A ideia de mundo interior tem muita importância na filosofia. Cada um de nós vivenciamos diferentemente as coisas da vida. Somos completamente diferentes um dos outros e únicos na maneira de ser, viver e sentir. Nestes casos a filosfia nos ajuda a interpretar o mundo com uma atitude critica, a fim de avaliar as ações e também tudo aquilo que nos cerca.
j        Ajuda a viver livremente. Essa sempre foi uma das aspirações da filosofia. Há muitas situações pessoais conflituosas, difíceis, que nos afetam profundamente. A filosofia ajuda a tomar decisões em assuntos verdadeiramente importantes. Ela serve como apoio para encontrar o sentido da vida, para construir o projeto pessoal próprio, compreender os demais, dizer o que pode ser tolerado e o que não pode. A liberdade é uma conquista e os filósofos sempre tentam encontra-la.
j        Colaborar na realização do projeto ético comum de construir um mundo justo e solidário. A filosofia não deve apenas a ajudar a conhecer a realidade, mas deve muda-la. O grande projeto da espécie humana, o que guia sua inteligência, é a construção de uma sociedade mais harmoniosa, um mu7ndo compartilhado em que todos nós possamos conviver com justiça e no qual estejamos em boas condições para realizar nosso projeto individual de felicidade.