LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Game de filosofia (Filosofighters)

A filosofia na sala de aula pode tornar-se uma brincadeira. Aliás, é no lúdico que aprendemos. Li certa vez, não me recordo a fonte que o processo de aprendizagem dividi-se: 10% ouvindo, 10% falando e 80% experiência. É assim com todas disciplinas e, consequentemente com a filosofia. Filosofia só se aprende quando está relacionada com a vida. E aqui o motivo da escolha: Blog Filosofia e Vida. Passar da teoria para a prática, este é o desafio.
Faz um tempinho que encontrei no site da revista Superinteressante uma iniciativa que ilustra o que falei até o momento. Eles produziram um Game de Filosofia, que recebeu o nome de Filosofighters.



“A ideia é simples: nove filósofos emblemáticos da história, como Karl Marx, Jean-Paul Sartre e Nicolau Maquiavel, duelam em uma luta que os idealizadores chamam de ‘batalha de ideias’. O mais legal do conteúdo é que cada personagem tem dois golpes especiais, que remetem aos conceitos trabalhados em seus estudos.
Friedrich Nietzsche, por exemplo, o famoso filósofo alemão que tratou de valores e moralidade em seus estudos sobre o ser humano, tem dois golpes especiais: ‘Deus está morto’ e ‘O Super-Homem’.
‘Deus está morto’ faz referência à fala de Nietzsche em ‘Assim Falou Zaratustra’. Para ele, a crença em Deus não tem sentido e que, sem religião, o homem pode conhecer o valor deste mundo e assumir sua própria liberdade.
Já em ‘O Super-Homem’, está ilustrado o conceito de ‘übermensch’: para o filósofo, seria aquele homem acima dos valores que regem a sociedade, acima ‘do bem e do mal’.
Se você já ama filosofia, corra e tente zerar o game! Se não gosta, corra também, porque é a sua chance de gostar e aprende muito”. (Guia do Estudante)

Para jogar clique aqui




 Fonte: Filosofia e Vida
Blog do jogo: filosofighters