LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Consequências mundiais geradas pelo 11 de setembro

Impacto causado aos EUA pelos ataques se reflete até os dias de hoje, diz especialista

Filipe Cury

Nos últimos 10 anos o mundo testemunhou o legado deixado por um evento de proporções gigantes nos espectros social, econômico e governamental.

A queda das Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001, oriunda de uma sequência de ataques terroristas aos Estados Unidos foi o estopim para se instaurar uma nova configuração na ordem mundial.

Segundo Samuel Feldberg, professor do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da universidade de São Paulo (USP) e especialista em Oriente Médio pela Universidade de Tel Aviv, "A reação dos Estados Unidos gerou praticamente uma reação em cadeia das principais potencias  internacionais. A resposta dos EUA aos atentados com a invasão do Afeganistão, a eliminação do governo local e a perseguição aos elementos da Al Qaeda foi apoiada por todas as principais potências."

Os reflexos das consequências do dia 11 de setembro podem ser vistos até hoje. Em uma ordem cronológica, a invasão do Iraque, em 2003, a captura do terrorista mais procurado do mundo Osama Bin Laden, que culminou em sua morte em maio deste ano, o aumento da segurança na entrada de estrangeiros são fatos testemunhados de perto por nós.

Feldberg acredita que a lição tirada dos ataques é que a cada episódio, as autoridades que lutam contra o terrorismo absorvem conhecimento e são capazes de aproveitar a experiência adquirida para tornar mais difícil que um próximo atentado ocorra.