LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

História Mitológica da Música



A história mitológica da música, no mundo ocidental, começou com a morte dos Titãs.
Conta-se que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), mais conhecidos como os Titãs, foi solicitado a Zeus que se criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as nove Musas.
Entre as nove Musas estavam Euterpe (a música) e Aede, ou Arche (o canto). As nove deusas gostavam de freqüentar o monte Parnaso, na Fócida, onde faziam parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Há também, na mitologia, outros deuses ligados à história da música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; de Orfeu, filho da musa Calíope (musa da poesia lírica e considerada a mais alta dignidade das nove musas), que era cantor, músico e poeta; de Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.
Se estudarmos com cuidado a mitologia dos povos, perceberemos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música. Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante, o que prova que a música é algo intrínseco à historia do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais antigas e importantes.

História Não-Mitológica

A origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.
Na história não-mitológica da música são importantes os nomes de Pitágoras, inventor do monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons, e o de Lassus, o mestre de Píndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.
Outro nome é o do chinês Lin-Len, que escreveu também um dos primeiros documentos a respeito de música, em 234 antes de Cristo, época do imperador chinês Haung-Ti. No tempo desse soberano, Lin-Len -que era um de seus ministros- estabeleceu a oitava em doze semitons, aos quais chamou de doze lius. Esses doze lius foram divididos em liu Yang e liu Yin, que correspondiam, entre outras coisas, aos doze meses do ano.

Origem Física e Elementos

A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical.
Sem ritmo não há música. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.
O que resulta da junção da melodia, harmonia e ritmo são as consonâncias e as dissonâncias.
Acontece, porém, que as definições de dissonâncias e consonâncias variam de cultura para cultura. Na Idade Média, por exemplo, eram considerados dissonantes certos acordes que parecem perfeitamente consonantes aos ouvidos atuais, principalmente aos ouvidos roqueiros (trash metal e afins) de hoje.
Essas diferenças são ainda maiores quando se compara a música ocidental com a indiana ou a chinesa, podendo se chegar até à incompreensão mútua.
Para melhor entender essas diferenças entre consonância e dissonância é sempre bom recorrer ao latim:
Consonância, em latim consonantia, significa acordo, concordância, ou seja, consonante é todo o som que nos parece agradável, que concorda com nosso gosto musical e com os outros sons que o seguem.
Dissonância, em latim dissonantia, significa desarmonia, discordância, ou seja, é todo som que nos parece desagradável, ou, no sentido mais de teoria musical, todo intervalo que não satisfaz a idéia de repouso e pede resolução em uma consonância.
Trocando em miúdos, a dissonância seria todo som que parece exigir um outro som logo em seguida.
Já a incompreensão se dá porque as concordâncias e discordâncias mudam de cultura para cultura, pois quando nós, ocidentais, ouvimos uma música oriental típica, chegamos, às vezes, a ter impressão de que ela está em total desacordo com o que os nossos ouvidos ocidentais estão acostumados.
Portanto o que se pode dizer é que os povos, na realidade, têm consonâncias e dissonâncias próprias, pois elas representam as suas subjetividades, as suas idiossincrasias, o gosto e o costume de cada povo e de cada cultura.
A música seria, nesse caso, a capacidade que consiste em saber expressar sentimentos através de sons artisticamente combinados ou a ciência que pertence aos domínios da acústica, modificando-se esteticamente de cultura para cultura.

Renato Roschel do
Banco de Dados





Prof. Felipe Souza

61 comentários:

danilolevi disse...

Danilo Levi de O. Santos 2A

eu desconhecia essa origem da musica ao ler o texto achei muito interessante esse aspecto

Anna Gabriele disse...

Anna Gabriele e Lorraine Buzan - 2º A

Nós já sabíamos que a música estava relacionada com a mitologia grega, mas não conhecíamos sua história.O texto trouxe uma certa profundidade no tema, além de "matar" nossas curiosidades também nos trouxe cultura e conhecimento! :)

rhalyson disse...

Nicolas e Rhalyson 2º A

Nós desconheciamos que a origem da musica vinha da mitologia, mais achei o texto muito interessante e esclarecedor, e acressentou muito no nosso aprendizado sobre a origem 'mitologica' da musica

danilolevi disse...

Lucas pimenta , Danilo Levi 2A

os Deus tambem me chamaramaatençao como um exemplo Apolo Deus da musica oque me chamra a atençao para isso..a música por si como sua perfeiçao ritmo e harmonia...

lucas disse...

Nos já sabíamos um pouco sobre a historia da mitológica da musica, o texto é isso mesmo a musica é uma forma dos seus sentimentos de expressar na musica

Lucas Mancilha 2°A
Matheus Ramos 2°A

Anônimo disse...

Já sabíamos que a origem da música era grega, mas nunca tínhamos visto a história completa dessa origem.



Gabriela Santini 2°A
Gabriela Crevelim 2°A

LENDO E APRENDENDO disse...

André Luiz 2°A, Jhonny 2°A

Não sabíamos que que a música havia começado a partir da morte dos titãs, e achamos muito interessante esse aspecto.

Richard_Dels disse...

Matheus V M Sales 2ºa
Lucas N Onishi 2ºa

O texto é bem interessante pois explica como as cultura entendem como as cultura do mundo entendem a musica.

João disse...

João Verlene Bernardes junior
2° A Informática.
Eu já sabia que a música estava relacionada a mitologia e que cada povo tinha a sua figura de introdutor da musica,mais não conhecia a história da música detalhadamente asim.
Achei interessante a parte que fala sobre as dissonâncias e consonâncias,pois nunca tinha parado pra pensar que a dissonância e consonância não são iguais em todo mundo,são diferentes de acordo com a cultura de cada povo.
Aprendi muito com esse texto,e me despertou mais interesse em saber mais sobre a música.

Igor B. disse...

Igor Branco Ferreira 2A

Eu achei muito interessante o texto e ele retrata realmente a história da mitologia em formas de sentimentos.

Com isso você pode conhecer mais sobre a cultura grega e a história da mitologia.

Bruno disse...

Bruno Vieira 2ºA - INFO

realmente é muito interessante saber a origem da musica... nao sei como vivia a populaçao antes dela ser inventada... mas acho que eram pessoas sem personalidades, pois acho que a musica é fundamental na vida de um ser.

Igor B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor B. disse...

Rodrigo Amaro Bezerra 2ºA INFORMÁTICA

Eu já sabia que a música tinha algo da mitologia e que os povos do mundo tinham uma noção de música diferente,mas não conhecia sua história.O texto explicou muito bem sobre o tema.Gostei muito desse texto,ele me inspirou a ouvir mais música. (:

Renan Bernardes disse...

Renan Machuca 2º A

Eu não conhecia essa origem da musica ter nascido na mitologia grega.Sempre achei que estava ligado a isso porem nunca tive certeza.A música é um dos elementos principais de qualquer cultura.Combinando ritmo,harmonia e melodia, a musica também pode ser combinada com o silencio.Segundo a origem da musica não-mitológica a musica é uma expressão de sentimentos através da voz.
A musica é formada de três elementos principais, e a base de tudo é o ritmo.Assim como a musica tem a consonância que são os sons agradáveis e bonitos também possui a dissonância que é o som desagradável que da uma certa discordância e um contraste na musica .

@_CaiqueeA disse...

Caique e Lucas Bately 2°A

A Mitologia foi comentada em várias aulas, mais a História da música era
desconhecida para nós, até nós lermos esse texto.

Alunos 1C disse...

Esse texto realmente esclareceu nossas dúvidas em questão a música...Uma ótima abordagem e um texto muito bem produzido :)

Pedro Amaral
Débora Moraes Primeiro C

matheuselias disse...

muito interessante essa versão da mitologia grega, achei muito legal


Matheus Elias - 1ºC

Lais blogger disse...

Laís Barbosa - 1°C

eu não fazia ideia de que existia uma história mitológica da música e achei o texto super interessante e esclarecedor.

Jéssica disse...

Achei a história muito interessante. Eu não conhecia nada sobre a origem da musica, mas a historia matou as curiosidades. Bem isteressante!

Jéssica Gerhard 1c

aluno 1c disse...

esse texto é muito bom pois nao conhecia a historia da musica achei legal pois explica muito bem.
vitor 1c

Éllen Minucci disse...

Éllen Minuci e Fernando Hizume 1ºC

Nós não imaginavamos a origem da musica, ficamos muito esclarecidos com esse texto!

matheus moreira disse...

Apredemos que a música des de sempre traduz os sentimentos, muito interessante!
Matheus Moreira e Cauê Vilela 1°c

Gabi disse...

Gabrielle Amorim 1°c
Gabriela stucchi 1°c

Nós já sabíamos que a música estava relacionada com a mitologia grega, mais foi a primeira vez que vimos a história completa e achamos muito interessante.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu conhecia a musica, mas desconhecia a o fato de q ela vinha da cultura grega, o texto nos trouxe conhecimento, alem de aprofundar nossa cultura!

Vinícius de Assis Novaes - 2ªA informatica

Ana Julia disse...

Ana Julia e Marcelly Campagnholi. 1°B.

Nós não sabiamos, que a origem da música vinha da mitologia grega. E essa hitória nos fez ter mais conhecimento.

Estela Moreira disse...

Estela Moreira Cesário e Maria Gabriella A. dos Santos - 1º B

A mitologia grega está presente no nosso conhecimento, pois a cultura grega é muito ampla e sempre é passada, através dos estudos para nós. Não sabíamos que a música tinha relação com a mitologia grega, mas o texto é muito interessante e informativo. Afinal, é sempre bom adquirir conhecimento!

jefferson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jefferson disse...

Já sabíamos que a origem da música era grega, mas nunca tínhamos visto a história completa dessa origem.
ayrton e jefferson 1b adm

Giulia disse...

Giulia Berbel e Gabriel Müller 3ºC

Sabiamos que a música estava relacionada a mitologia grega mas não sabiamos a história. O texto nos serviu de ferramenta de ensino, nos dando conhecimento por tal assunto.

mak love disse...

felipe borrego 3c
vinicius lorenço 3c

o texta tava muito bom , deu pra tira uma boa idéia de como era a musica em relação a mitologia

Matheus Fuzzi disse...

Eu não sabia sobre esta teoria da criação da música. Para nós a música não foi inventada, ela é simplesmente um modo de expressar os sentimentos da alma, através do som.

Matheus Biban 3ºC
Paulo Ricardo 3ºC
Guilherme Gouvêa 3ºC

Ana disse...

fleAna Clara Cunha, Shanon Santos, Fernanda Scalfone 3°C- Química

Essa História de como "surgiu" a música é muito intrigante, pois ninguém sabe dessa verdadeira origem que é da mitologia grega.
O mais interessante é que a própria palavra música já tem o significado de “arte das musas”. Esse texto aumentou mais nosso conhecimento e é uma coisa boa dos jovens verem. Pois os jovens se encontram na música e a partir dela se inspiram em suas vidas.

Lucas Rabelo disse...

Muito interessante esse texto, eu sabia que a musica tinha origem grega mas não como ela tinha sido feita. Eu acho muito interessante a mitologia grega em si.

Lucas Rabelo 3º C
João Palma 3º C

Mahur disse...

Mahur Abrahão 3°C / @_mahur

Portanto o que se pode dizer é que os povos, na realidade, têm consonâncias e dissonâncias próprias, pois elas representam os seus sentimentos e vai de acordo com o gosto de cada cultura existente, a origem da musica atraves da mitodologia me chamou atenção por cada ser ter uma definição dentro da musica.

Lucas Rabelo disse...

Muito interessante este texto,pois não sabia que a música tinha origem da mitologia grega e este texto fez abrangi meu conhecido relaciona a música.
Continue publicando textos legais ;)

Melissa Ruza 3ºc

bárbara inácio disse...

Bárbara, Nadine e Thiago, 2ºD
O texto aprofundou nossos conhecimentos em relação à musica, tirando a ignorância de pensar que ele havia surgido por cantores menos antigos, mas não, já tinha origens na mitologia, e é sempre bom tirar esse tipo de pensamento errático.

Juan disse...

Tibério Junior e Juan Torres 2°anoD

O texto nos mostra como a musica é criada e composta na forma mitologica e na não-mitologica e pudemos concluir que a musica tem orgiem grega e ara muito apreciada pelos Deuses,na mitologia.
Na não-mitologia a musica se divide em partes e os nomes mais importantes na musia são Pitagoras,grande inventor e Lassus,o mestre de Píndaro.

bruno disse...

Podemos perceber que por trás das crenças há sempre uma história de pessoas que aprofundaram-se no estudo da música e cada lugar tem sua crença em algum deus que deu origem a musica . por registros históricos podemos perceber que haviam pessoas que estudavam a musica ao ponto de calcular e a escrever teorias sonoras.

Bruno Emerson 2D eletrônica.
Igor Borges 2D eletrônica.

Gabriel disse...

Gabriel Borges e thais 2ºD

Eu gostei muito do texto, ele diz onde e como a história mitológica da musica começou e outras coisa como: a origem, musica que tbm é uma forma dos seus sentimentos de expressar na musica.

bruno disse...

Raiane,Luiza,Bruna,Gabriela,Thais Faria- 2ºD

Nós ja sabiamos que a musica tinha origem antiga na mitologia.E com o texto aprofundamos mais sobre esse tema.

Karla de Lucca disse...

Karla de Lucca B. de Araújo. 2ºD Química.
Muito interessante ess texto , pois mostra uma vesão sobre a história da música que eu nunca tinha visto.Achei legal , porque fala dos deuzes e que cada deus usava a música de uma forma diferente.

Vinik disse...

Vinicius Mello R. Costa 2°D
Luis Fernando de M. Peres 2ºD

A musica é muito importante para a vida social das pessoas, e todos tem algum tipo de gosto por alguma musica, a mitologia grega trouxe muito conhecimento usado até hoje.

bruno disse...

ngstuBrandon Gabriel, Bruno Henrique e Matheus 2º

Descobrimos que a música surgiu a muitos tempos atrás no mundo ocidental.
Mas varias coisas nós ja sabiamos e o texto só acrescentou nossos conhecimentos.

Comentário História da Musica disse...

Laura Polenghi - Gabriele Torres 2ºD - Química.

Sim, de fato já sabíamos que musica veio da metologia, mas não desta forma. O que nos impressionou foi o fato de Museo filho de Eumolpo,era um ótimo musicista que ao tocar podia curar até mesmo doenças. A musica hoje não mudou muito da quela época e hoje é usada para expressar os sentimentos devido aos acontecimentos.

Bruna disse...

nós não conheciamos a origem mitologica das musicas e achamos muito bacana.
Bruna Regina
Flávia Rangel
Lillian Ribeiro
Jacqueline Izidoro

3C Quimica

janaina disse...

A música nada mais é que a expressão de sentimentos,ideias,sensações e etc.A música tem sua objetividade.
Ás vezes a letra é tão complexa, que chegamos a nos identificar.
No texto "História Mitológica da Música", tive o conhecimento de como surgiu a música, suas raízes.O que deixa bem claro que a música tem que ter uma concordância toda para ser apreciada pelas pessoas.
Ao longo dos anos, a música esta presente no nosso dia a dia, porém, à cantores que usam a música para expor letras vulgares que não proporciona conforto nenhum para as pessoas.

Janaina de Almeida Lara 3ºC Eletrônica

Comentário História da Musica disse...

Luís Fernando Torres 1º ano A

Eu não conhecia a origem da música.
Foi legal saber as 2 versões da suposta origem da música, a mitológica e a não-mitológica.
Ganhei um ótimo conhecimento sobre um assunto que gosto muito, a música.

o/

Laís Passos de Siqueira disse...

Laís Passos de Siqueira 1ºA

Gostei muito de saber que não tem um único Deus responsavel por essa arte e sim vários. Nunca tinha me peguntado a origem da música, mas sempre tive curiosidade em saber.arson politics

Habbo Moedas Grátis disse...

Não imaginava que a música vinha da mitologia, pois achava que ela era parte da do egito. Mais com isso pude aprender uma nova coisa que não sabia . Matheus Carvalho e Adriano 1 ano de informatica

form downs disse...

Yuri Yohan Silva Gonçalves 1ºa

Eu não conhecia a historia da musica dessa forma,não imaginava que ela tinha essa origem grega e foi muito bom saber disso.

Julia e Kely (: disse...

Nós não conheciamos muito bem a história da música, mas este texto nos ajudou a conhecer um pouco!

Anônimo disse...

Nós já sabíamos que a música estava relacionada com a mitologia grega, mas não conhecíamos sua história.mais achei o texto muito interessante e esclarecedor,o texto é isso mesmo a musica é uma forma dos seus sentimentos de expressar na musica


Igor Rafael e Lucas Magalhães 1ºA

Maria Luiza de Castro Neves disse...

Maria Luiza de Castro Neves - 1ª D (Téc. Química)
Percebemos que a música é uma enorme forma de expressão que varia de civilização para civilização.
O texto nos mostra que independente do tempo em que a música se encontra ela sempre será um forma de expressar e opinar sobre o que somos e o que vivemos.

Anônimo disse...

Eu desconhecia a origem da musica, ao ler esse post, descobri a origem, ela me tirou varias curiosidades e eu achei muito interessante

Fernando 1ºD

Beatriz R. disse...

Beatriz Ribera. 1ºD
Não sabia bem da origem da musica, já tinha ouvido falar que era gega, mas nunca pesquisei a historia certa. Com o blog, acabei conhecendo mais sobre a historia e descobri que até mesmo na antiguidade a musica já era uma forma de expressão.

sarah menezes ferreira disse...

a historia mitológica da música é realmente uma novidade para mim pois eu não sabia que estava relacionada com a mitologia grega e com os deus, que por sinal é muito interessante principalmente pelo fato da musica ter o poder de curar doenças.E passando para nossas vidas,vemos que a musica tem o poder de mudar , de "alegrar" , de mostrar para nós mesmos que temos valor. Não sei o que seria da vida sem a musica!
Sarah Menezes Ferreira 1°D

Caroline Stuchi disse...

A História Mitológica da Música é um fato muito importante, mas para cada religião a um deus ou deusa que criou, porem e muito legal saber de onde a musica surgiu mesmo não sabendo realmente de onde ela veio sem ser pela religião.
Caroline Stuchi 1°D

Mariana e Mayara disse...

No texto fala sobre como surgiu a musica segundo a mitologia grega que tinha vários deuses da musica e que em outros povos também tem representantes da musica.

Mariana e Mayara.

Anônimo disse...

Milena, Sara Franco, Bárbara Silva, Nicoly, Fernanda 1ºD

A música é formada de três elementos, harmonia, ritmo e melodia. Sem o ritmo não há música. A música seria a capacidade em saber expressar sentimentos através de sons artisticamentes combinados. Modificando-se esteticamente de cultura para cultura. A música sempre existiu porque era uma necessidade de se comunicar.

Anônimo disse...

eu nao sabia que a musica tinha algo haver com a mitologia.achei interessante.

Rafael E Eduardo Tonello.
1° D