LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 20 de março de 2013

Um braço arrancado é mais do que apenas um braço arrancado

São Paulo é uma não-cidade.
Não pelo atropelamento na avenida Paulista de um jovem, morador do Jardim Pantanal, bairro pobre do extremo Leste da capital, que costumava ir para o trabalho de bicicleta.
Não por outro jovem que saiu de uma balada no Itaim Bibi, bairro rico da cidade, dirigindo seu carro bonito, após ter ingerido álcool, na madrugada.
Não por uma alegação de que houve fuga sem que fosse prestado socorro por medo de linchamento.
Não pelo motorista ter arrancado o braço do ciclista na batida e, ao descobrir o membro em seu automóvel quilômetros depois, tê-lo arremessado em um córrego fétido ao invés de devolver para um reimplante.
Não, por nada disso.
Pois li e reli todas as notícias produzidas sobre o caso e percebi, de forma melancólica, que essa sequência de fatos bizarros, sem razão nenhuma de ser, fazem muito sentido para mim, que sou morador da maior cidade do país. De uma forma ou de outra, já ouvi essa história antes, com pequenas variações e tenho certeza que meus colegas a relataram outras tantas, com outros nomes. Às vezes é um braço que se vai preso a um carro, às vezes é uma vida inteira lançada ao esgoto.
Mas isso não deve fazer sentido para milhões de outras pessoas, moradoras de milhares de outras cidades no país. Não, não estou dizendo que São Paulo é mais violenta. Mas em São Paulo, apesar da indignação, o surreal e o insano fazem todo o sentido. Nós os banalizamos.
E ajudamos a construir uma cidade, que não faz sentido, por nossa ação ou omissão.
Podemos tentar fazer diferente?
Num passe de mágica, o braço emergiu do córrego e voou para as mãos de Alex, que entrou em seu carro e, rapidamente, chegou à avenida Paulista onde David o esperava deitado no chão. Ao chegar, o braço retornou de pronto ao seu lugar e a bicicleta prateada se desamassou. Alex voltou para o carro a tempo de chegar antes do fim da balada. Passou uma noite alegre, bebendo com os amigos. Quando o barman deixou cair o copo no chão, fazendo com que o tempo voltasse a correr para frente, chegou para um camarada e pediu para colocá-lo num táxi. Em casa, caiu em sono profundo, como há muito tempo não fazia, e sonhou com o futuro.
Queria que as coisas fossem tão fáceis quanto uma inversão de texto.
E que a responsabilidade pelo acontecido, no fundo, fosse só dele.
“Meu filho disse que, mesmo sem o braço, tem a impressão de que ainda pode mexê-lo.”
E que essa história saísse da minha cabeça e me deixasse dormir.



Fonte: uol.com.br - Blog do Sakamoto
Colaboração: Bete - 3º ano de Publicidade

61 comentários:

Anônimo disse...

Kelly :3 :Esse incidente em Sao Paulo, nao foi uma historia mto triste, foi uma coisa que aconteceu por um descuido de dirigir ALCOOLIZADO, isso´poderia servir de exemplo para outras pessoas que vao a festinhas a noite, bebem, e.....**
Mto bom o texto psor ^.^//

Leidy:Pense nas suas atitudes poderia ser alguem da sua familia ou até mesmo vc*

Karen disse...

Muito triste saber que ultimamente a violencia e a brutalidade estao cada vez mais constantes, chegando ao ponto de se tornarem tipicas de uma metropole...

Anônimo disse...

triste triste triste muito triste

Milena disse...

Depois de tantas leis, é triste saber que coisas assim ainda acontecem...

Anônimo disse...

- Na minha opniao, a culpa são dos dois lado, porque o Alex não deveria ter dirigido sabendo que estava alcoolizado , e o individuo que estava dirigindo tambem né, porque ele agiu como um ANIMAL, na boa, isso nao é coisa que se faça , nem com um inimigo . E que sirva de lição para todos né !
Gabrielly de Paula ..

Anônimo disse...

As pessoas estão estão sendo influenciadas por outras pessoas muito facilmente, ocasionando muitos acidentes, como por exemplo o caso do texto, onde um menino vinha de uma balada completamente alcoolizado, e acaba atropelando uma pessoa inocente.
Elas deveriam ter consciência de seus atos sendo bons ou ruins, que beber e dirigir não é certo.
Todos temos que saber o que estamos fazendo para não prejudicar os outros, tanto como beber e dirigir, como usar drogas, planejar assaltos...
Daniele, Adauani e Jacqueline.'

Anônimo disse...

isso não é coisa de gente e sim de animal, que isso sirva de lição pra quem acha bonito ficar bebendo a noite inteira. Ana Júlia Castro

Agna e Tifany disse...

Agna: O fato ocorrido é muito triste, percebemos que hoje em dia nao há muitos jovens com responsabilidades. O homem do carro deveria pensar, que isso poderia ter acontecido com ele mesmo, e ter o bom senso de ajudar o próximo!

Tifany: esse acontecimento só mostra que os jovens de hoje em dia são desumanos e nao conseguem assumir seus próprios erros! Ele deveria ter pego um taxi, ao em vez de sair alcoolizado da balada!

Anônimo disse...

sacanagem os tipos de coisas que acontece em Sao Paulo, mais isso é apenas uma das coisas so, agora o menino nunca vai conseguir falar serio, que todos vai fala que ele ta dando uma de ''joao sem braço''
vini

Tathiana Mariano disse...

É um caso de extrema surpresa para a maioria de todos nós.
Seria hipocrisia da minha parte dizer que é normal, alguém sair da balada e acabar atropelando alguém, fazendo ainda pior em jogar um BRAÇO que cá entre nós não é uma coisa normal de se achar em um rio, e sair impune.
Diferente do outro, o que por um acaso, essas horas deve estar pensando em como será a sua vida daqui pra frente sem um de seus braços, que saiu de madrugada, para ganhar o seu dinheiro honestamente, e fazer com que o sustento de sua família estivesse garantido.
Penso que não sou só eu, que ficou horrorizada em tentar entender, como que um indivíduo pode ser tão cruel ao ponto de ter atropelado e ao invés de fazer uma coisa sensata como qualquer pessoa em sã consciência faria, em "devolver" o braço para o ciclista, não.
É tão nojento, escroto e abominante, que simplesmente achou mais fácil jogar o braço de alguém no rio, afinal é tão mais fácil fazer uma coisa que me convêm do que procurar fazer o certo.
A lei está ai gente, basta-nos saber como devemos usa-la ao nosso favor.
Espero que esse não seja mais um caso impune que paira o Brasil.

Anônimo disse...

ultimamente a vida não esta tendo mais valor,coisas extremamente ruins acontecem todos os dias e ninguem faz nada


frase extra:ame o mundo que voce vive não o Pais que te consome

Victor,Jão

Anônimo disse...

Na minha opnião isso foi uma fatalidade que poderia ter sido evitada de várias formas como por exemplo não ter "bebido" antes de atropelar e quase matar esse humilde trabalhador. Um fato trágico...
Ingryd Ivase

Anônimo disse...

Esse acidente mostra que nosso pais esta cada vez mais se afundando, nosso governo não faz nada a respeito, apenas olha e finge que não viu nada, que nada aconteceu. Nossas leis são inuteis, temos que mudar nosso modo de pensar e de agir na humanidade. Fiquei muito comovido com essa historia, mais uma vida jogada fora por um irresponsável, David pode não ter morrido, mais ficou com uma marca para o resto de sua vida.

Matheus Merência
Larissa Siqueira
Beatriz Loyola

bjkss <3

MATHEUS CARLOTO disse...

Achei essa postagem muito boa , pois nos mostra o quanto as pessoas estão se compaixão pelo próximo , deveriamos pensar e refletir mais sobre nossos modos de agir , pois Deus diz que temos que amar o proximo como amamos a si mesmo ! , nunca deixei ser levado por uma bebida ou uma droga , pois isso náo vai te fazer ganhar nada e sim perder , acho que o nosso país deveria ter leis mais pesadas sobre esses fatos ocorridos ! DEUS TE AMA !

Anônimo disse...

Esse texto mostra a triste realidade e descaso que o nosso País possui em questões ao álcool+volante.Mesmo que tentem aumentar a multa e aumentem as punições para quem dirige alcoolizado,muitos não irão se conscientizar e continuarão cometendo o mesmo erro,até que uma tragédia como essa ocorra com os mesmos.

Pedro Amaral 2ºC Publicidade

Anônimo disse...

Muitos momentos ruins poderiam ser evitados se tivéssemos consciência da importância da vida do outro. Podemos ignorar, nos iludir e acreditar que amanhã, alguém irá mudar. Mas a mudança deve começar por nós mesmos. Se Alex tivesse compreendido isso, ele e sua vítima estariam caminhando da mesma forma que antes do acidente: sem medo, sem culpa, sem dúvidas. O problema da sociedade - e meu também, pois me excluir dela seria burrice - é tornar tais situações normais. É como se o errado fosse um braço do certo e não seu oposto.

Maria Luiza Neves - 2º C

Anônimo disse...

É de costume das pessoas de hoje em dia se omitirem quanto a acontecimentos desse tipo, é mais fácil assistir ao jornal e mostrar indignação do sofá de casa do que se mover e mudar de postura. mudar a forma de encarar os problemas que nos envolvem.
Cauê Vilela 2ºC

Anônimo disse...

João Pedro Lima 2ªC - Publicidade

Valores, educação, abismo social, estes são alguns dos muitos fatores que causam problemas sociais terríveis que geram consequencias tais como a ocorrida nesta semana, triste como a comoção é pouco perceptível e notória somente em blogs ou em manchetes diárias de jornais, que rapidamente são esquecidas, e isso acontece devido ao nosso costume a tragedias. Valores socias estão sendo esquecidos cada vez mais por uma sociedade menos humana.. Lamentável, mas real. Uma realidade que pode ser transformada como resultado de transformação de valores nas raízes de nosso país, mudanças na educação, conscientização e outros bons costumes são fundamentais para que sejamos o futuro que dizemos ser.

Anônimo disse...

O pensamento do certo e do errado se faz de forma superficial. Não compreendemos a importância de respeitar o próximo. Olhamos apenas para aqueles que podem nos oferecer algo - ou que no futuro poderá oferecer - e excluímos o resto. Jogar um braço no córrego foi a parte menos pior. Ignorar a presença do outro, a sua importância, foi o ponto alto da maldade, da falta de vergonha e do egoísmo.

Jéssica Gerhard - 2° C

Anônimo disse...

beber e dirigir é um ato de extrema irresponsabilidade, se você beber na balada deixe seu carro em um estacionamento e va embora de taxi. Melhor você pagar 10, 15 reais para deixar o carro no estacionamento do que ficar com a culpa de tirar o braço de uma pessoa e na maioria das vezes de ter tirado a vida de um ser humano. MATHEUS ELIAS

Anônimo disse...

Depois de tantas leis sobre o transito, de tantos acidentes relatados, as pessoas ainda não tomaram consciência de que bebida com direção não é uma boa combinação, e podem tirar a vida de outros e suas próprias.

Débora Moraes 2C

Anônimo disse...

Motoristas devem perceber que ao pegarem o volante estão com a suas vidas e as de outros. Bom senso.
Lais Barbosa 2C

Anônimo disse...

Acidente trágico, o jovem que perdeu o braço estava apenas indo ao trabalho, um dia normal para ele. Infelizmente o estudante de psicologia (o motorista) não teve nem ao menos a consciência de parar o carro para socorrer o jovem atropelado. Ao efeito de drogas o ser humano se altera independente da raça, religião, classe social etc. Nem com leis algumas pessoas seguem o que é certo.

(Ana Júlia Godoi 2ºC)

Anônimo disse...

se ele tivesse ido na igreja nada disso teria acontecido !

Anônimo disse...

Hojê em dia as pessoas não pensam nas consequencias do que aquele ato pode fazer, beber e dirigir é uma babaquice, bebe pra curti uma noite e acaba perdendo a vida e tirando as dos outros.
Lucas Henrique 2°C

Anônimo disse...

As pessoas agem de forma negligente e individualista, não dando valor a vida que, por ser uma só, deveria ser mais valorizada. A indignação das pessoas pós-acidente não mudará o fato de que David já está sem seu braço, o que irá mudar alguma coisa é a solidariedade das pessoas diante o fato ocorrido.

Ana Elisa e Khayane 2°C

Anônimo disse...

Hoje em dia as pessoas costumam a beber e dirigir depois da "balada", e ainda quando acontece os acidentes, eles tem a capacidade de não ajudar as pessoas. Eu acho isso o cumulo. Acho que quando você for beber com os amigos, alguém não tem que beber e se responsabilizar pelos amigo.

Mariana Vilela 2ºC

Anônimo disse...

Infelizmente hoje em dia pensamos no nosso próprio umbigo, queremos nos divertir sem pensar nas consequências, podemos claro nos divertir, mais com responsabilidade e seriedade. Sem que outras vidas sejam incluidas nas nossas irresponsabilidades. Ta certo que o menino nao morreu, mais perdeu um membro de uma maneira muito tragica, a midia vai esquecer daqui alguns dias, mais o trauma que ele vai levar é pro resto da vida.
Alessandra Monique 2º C

Anônimo disse...

Esse acontecimento deve ser um exemplo às pessoas. Tem sempre que acontecer algo muito trágico para mobilizar as pessoas, só assim para providencias serem tomadas.

Vitor de Moraes 2° C

Anônimo disse...

É muito triste, ver que a violência esta aumentando a cada dia que passa e que as pessoas não se importam mais umas com as outras.
Ana Júlia M.

Anônimo disse...

Muito triste essa história, e como aconteceu com a vitima pode acontecer com varias outras pessoas se nao houver consientizaçao dos motoristas.

Anônimo disse...

Muito triste essa história, e como aconteceu com a vitima pode acontecer com varias outras pessoas se nao houver consientizaçao dos motoristas.

Dudah disse...

Isso é um dos fatos reais mais tristes , infelizmente vivemos em uma sociedade que isso vem se tornando cada vez mais comum , a inconsequencia , a irresponsabilidade de uns , tiram a felicidade de outros , de muitos até uma noite tranquila de sono .

Camila/Ana disse...

Muito triste essa história, e como aconteceu com a vitima pode acontecer com varias outras pessoas se nao houver consientizaçao dos motoristas.

Ana Luiza disse...

é uma historia muito triste , infelizmente essas coisas se repetem no nosso dia-a-dia ..

Anônimo disse...

E se o mundo fosse diferente, e se as pessoas tivessem mais juízo, e se as propagandas sobre bebida e direção causassem mais impacto na sociedade atual? E se? E se?
Mas não, não é nada desse jeito, e provavelmente nem vai ser, o que nos resta é somente o caráter e integridade de cada um... Podemos interpretar também como amor ao próximo, que esse Alex não teve, foi irresponsável em beber e sair dirigindo, quantas dificuldades o David teve após o acidente? Se Alex conseguiu dormir bem após aquele dia, a gente não sabe. Mas com certeza, David não conseguiu mais, e por um bom tempo...
Mas, fazer o que né?! Acontecem acidentes desse tipo todos os dias, e nós, se somos responsáveis nos salvamos dessa sociedade culpada de acidentes...E oque fazer?
Cuidamos de nós mesmos, que cuidaremos dos outros.

Estela Moreira 2ºB ADM

Larissa Lima e Julia Reis 2°B disse...

A gente vê que hoje em dia as pessoas são estupidas, egoístas e pensam apenas nelas mesmas, Alex não se colocou no lugar de David momento algum, porque poderia sim ter sido ele no lugar .. E achamos que os adolescentes hoje em dia realmente não sabem curtir com responsabilidade, sabendo que cada atitude tem uma consequência.

Laryssa Santos disse...

é muito triste ver a partir dessa historia como esta o mundo , cheio de violencias e nenhuma compaixão com o proximo ....

Um pessoa .. disse...

Esta história mostra que as pessoas NÃO devem ir para balada encherem a cara e pegar o carro e dirigir !!!! E se for pra balada nao beba PORRA, DEPOIS VOCÊ SE FODE E VAI PRESO CARALHO! Vai pra igreja rezar ! E a outra pessoa que foi atropelada será que ela estava na faixa de pedestre?Ou sera que é mais uma daquelas pessoas que atravessam sem olhar e depois que é atropelada, se fode presta atenção! Temos que ver os dois lados! Porque os dois se foderam, Primeiro: que o idiota bebado irá preso, e ou outro ficou sem braço. E que isso sirva de liçao, e sem bebe porra, se beber pega TAXI (((((((((((((((((:

Anônimo disse...

é triste viver no mundo em que existe pessoas inconsequentes ...
Jefferson (nostrajeff)

Isabella Martins disse...

Isso é um dos fatos reais muito triste que hoje em dia a nossa sociedade enfrenta e infelizmente a falta de responsabilidade de alguns individuos pode tirar sonhos de muitas pessoas.

Anônimo disse...

Dois meninos tão jovens e já com tantos traumas. A vitima com um trauma fisico, perdeu um braço e o outro com uma culpa enorme que carregará para o resto da vida, tirar um membro de um garoto, por estar dirigindo alcoolizado depois de ter se divertido na 'balada' com amigos.
Então, que isso sirva de lição para outras pessoas e que não façam o mesmo.

Larissa Gagliano, 2°B

Pietra Mancilha disse...

Acho que Alex não deveria ter dirigido sabendo que estava alcoolizado,como que uma pessoa pode ser tão fria ao ponto de ter atropelado uma pessoa e ao invés de ir ajudar , vai e joga o braço da pessoa no rio ! Com isso concluo que hoje em dia as pessoas não sabem beber com consciencia,não sabem a hora de parar de beber .

Anônimo disse...

Realmente, achei muito triste essa história. Uma falta de respeito com aquele menino, isso não é uma coisa que se faça, tanto com ele, quanto com qualquer ser humano. Acidentes podem acontecer, mas quando se está bêbado, é pedir pra atropelar, ultrapassar sinais, limites de velocidades, e até mesmo matar uma pessoa. Temos que ter um pouco mais de consciência, não devemos fazer com os outros, o que não queremos que faça conosco. Devemos pensar um pouco mais nas coisas que fazemos. Se tu quiser beber, beba. Mas, chame um táxi, faça um rodízio com os amigos. Não se preocupe só em curtir a noite, beber, se preocupe com o que vai acontecer depois. Porque a gente acha que isso nunca vai acontecer com a gente, que é impossível, até a hora que acontecer, e se arrepender não vai adiantar muita coisa. Afinal, tudo tem consequências.

Yasmin Cristina - 2°B

Anônimo disse...

Que com esse ocorrido, as pessoas pensem antes de beber e dirigir. Pensem em suas atitudes, pensem no próximo. E se fosse voce nesse acidente? Vamos começar a criar juízo e ouvir quando até a mídia nos mostra que beber e dirigir não dá certo...

Gabriela Hernandes 2ºB disse...

Isso que aconteceu apesar de ser um fato muito triste para algumas pessoas pode se tornar normal para outras. No nosso mundo esta tao natural uma pessoa sofrer um acidente e ninguem se preocupar, ou ao mesmo fazer as mesmas coisas que causou esse acidente. Um exemplo é a bebida, por que ja teve varios acidentes pelo motorista esta alcoolizado e acabar batendo o carro e se matando ou matando a propria familia; mas pelo jeito ninguem pega isso de liçao, e continua se embebedando e pegando o carro pra ir em bora ou esfriar a cabeça. Na minha opiniao, isso é falta de compaixao e solidariedade. Muitos ainda precisam de mais e mais motivos para mudar sua postura diante da sociedade. E acidentes, violencias tem que acabar nesse exato momento.

Giulia Moraes disse...

Ultimamente os jovens de hoje estão perdendo vida a cada dia por causa do alcoolismo,vemos com o texto que um jovem perde o braço por ser atropelado depois de sair de um longo dia de trabalho.Assim em São Paulo e outros estados os jovens saem da balada com álcool no corpo pegam o carro e o máximo que conseguem chegar e a morte ou retirada de vida de outras pessoas..

Anônimo disse...

na historia um home negligente nao segue a lei de nao beber alcoolizo e atropela um rapaz que estava indo trabalhar e nao o socore .a lei tem que ser mais rigida e punir estes infratores michelle 1 a adm

Anônimo disse...

As tragédias irão acontecer de algum jeito,mas podemos sempre evitar com atitudes certas nas horas certas...mechemos com coisas muito perigosas e não podemos brincar e nos divertir com isso, pois estamos mexendo com a vida e não com qualquer coisa !

Bruno, Yuri

Anônimo disse...

As pessoas estão estão sendo muito facilmente influenciadas por outras pessoas,as pessoas primeiro deveriam mudar sua postura, tendo mais consciência de seus próprios atos sendo eles bons ou ruins, todos podemos fazer diferente só basta querermos, para mudarmos " um braço perdido" ou talvez uma vida perdida!

Igor Rafael e Gabriel Andrade 2ºA.

Anônimo disse...

Essa realmente é uma noticia muito triste e é uma pena que aconteça isso quase todos os dias na maior cidade do país e que depois de tantos anos esse tipo de acontecimento não se tenha a devida importância e punição.

Guilherme Paixão
Luis Fernando Torres
2ºA


Júlia e Rafaella 2ºA disse...

Triste pensar que coisas mínimas podem mudar a vida e o destino de uma pessoa em questões de segundos. Na sociedade em que vivemos, é impossível imaginar que essas coisas ainda acontecem. As pessoas poderiam respeitar mais as leis e ter mais consciência para evitar tragédias como essa.

Anônimo disse...

Esse acidente foi decepcionante, por conta de que no mundo de hoje em dia tem muita gente que não tem consciência de seus atos e que não sabe que se beber e dirigir, além de colocar a sua vida em risco está proporcionando a morte de outra pessoa.
Laís Passos e Kelly Fernandes :B








Anônimo disse...

Pedro/Matheus - 2°A
Realmente o mundo está com muita violência e se nós trabalharmos todos juntos para reorganizar o mundo e colocar os conceitos de humanidade em primeiro lugar nosso vasto pais belo de lindos campos verdes e pessoas bonitas e inteligentes não vai para frente ! =D

kelvin disse...

kelvin 2°A: O acontecimento do homem que perdeu o braço indo para o trabalho de limpar janelas é mais uma historia que serve de lição para não ingerir álcool e logo depois dirigir. Esse caso prova que em certas horas um ser humano pode ser tornar uma “animal” sem sentimento pois o motorista não prestou ajuda e acabou se desfazendo do braço em uma córrego .

Lais Monteiro disse...

A questão não é beber a noite inteira, a questão é ter responsabilidade de não pegar num carro depois disso, porque seria hipocrisia pensar que nada pode acontecer. Isso foi um ato de violência a partir do momento que o cara jogou o braço no córrego, o fato dele dirigir daquele jeito foi, infelizmente, um ato de irresponsabilidade.

Anônimo disse...

Achamos realmente, chocante esse fato pois hoje em dia as pessoas não tem consciência dos atos que realizam, principalmente quando bebem e, logo em seguida, dirigem...Até parece que essas pessoas não tem amor ao próximo e compaixão a vida alheia ! Porque se for da família dele, ele vai protestar, mas como é de outra família ele nem liga !

Renan Torres
José Pedro
2º A

Anônimo disse...

Essa notícia nos prova que as pessoas não pensam no próximo e também são muito influenciadas pelos amigos.
Renato e Lucas Magalhães 2ºA

Anônimo disse...

As tragédias irão acontecer de algum jeito,mas podemos sempre evitar com atitudes certas nas horas certas...mechemos com coisas muito perigosas e não podemos brincar e nos divertir com isso, pois estamos mexendo com a vida e não com qualquer coisa !

Bruno, Yuri 2°A

Ronaldo 2º A disse...

Esse texto prova que o amigão foi irresponsável de ter dirigido enquanto bebia e de que tudo isso poderia ter sido evitado por um simples ato da parte dele que era ir de táxi ou com um amigo.

Julia Martins 2ºB-ADM disse...

Esse fato é um dos muitos que acontecem em nossa sociedade,que comovem àqueles que estão do outro lado da situação,apenas vendo,mas não podem fazer mais do que se lamentar do acontecimento.Isso muitas vezes acontece,e a mídia sensacionaliza o acontecimento durante um certo tempo,após isso "o mundo" se esquece que houve alguém que recusou socorro a um inocente que ficou sem um braço.
Esse é o "mundo" em que temos que enfrentar para "sobreviver",e com paciência e esperança,esperamos algo que seje como um "milagre" para que não fiquemos melancólicos com as desgraças que são despejadas em nossos lares a todo momento.