LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 26 de abril de 2011

O QUE NÃO É FILOSOFIA

 
No ambiente escolar é comum o professor iniciar o estudo de uma nova disciplina dando-lhe o conceito – ou definindo-a. Começa-se, em geral, dizendo o que é aquilo que se vai estudar. Quem vai estudar física, inicia dizendo o que física. E a partir dessa definição pensa já estar sabendo algo de física. Só então é que continua o estudo. Essa é uma forma correta de se começar algo. Mas não é a única. Talvez nem seja a melhor forma de se começar um estudo!
Existem outras formas, em alguns casos, por vezes mais eficientes.

Em muitos casos o que se diz sobre as outras áreas do conhecimento pode-se aplicar à filosofia. Por vezes com proveito e em outros casos nem tanto. Mas aqui não vamos proceder como se faz no estudo das outras áreas, pois a filosofia é diferente. Primeiro por que não é muito fácil dizer o que é filosofia. Depois por que o conceito será sempre aproximativo. Além disso, toda definição é limitada e sempre deixa algo de fora, ficando sempre alguma explicação a ser dada; toda definição é uma tentativa de “por um fim” na discussão, mas a filosofia está sempre iniciando uma nova discussão, portanto não lhe cabe uma definição.

O fato é que muito se fala sobre filosofia, entretanto nem tudo corresponde à verdade. Nem tudo o que se diz sobre algo faz desse algo aquilo que se diz dele. O que se diz é uma visão, uma versão, um ponto de vista. A realidade daquilo que se fala é mais do que aquilo que se pode dizer.

E isso se aplica à filosofia. Aqui, portanto, começamos a falar sobre o que não é filosofia. O que não é pode indicar uma pista para o que é. Quem sabe qual caminho não deve ser seguido está menos perdido do que quem pensa saber qual o caminho correto. Isso se existir um caminho correto
Em primeiro lugar é importante dizer que nem tudo aquilo que popularmente é afirmado sobre filosofia corresponde à verdade. Vejamos, portanto, algumas falsas concepções:
FILOSOFIA DE VIDA: Isso que é chamado de Filosofia de Vida não é filosofia. Essa expressão é utilizada para designar um determinado jeito de viver, um estilo de vida, uma concepção de mundo e de vida. Ao que se chama “filosofia de vida” é, numa linguagem acadêmica, a “Cosmovisão”: uma forma específica de conceber o mundo, a vida e o viver.
PENSAMENTOS, FRASES, PROVÉRBIOS: O que entendemos, popularmente, com isso, não é filosofia.
Toda aquela parafernália de frases, pensamentos, provérbios; tudo isso é usado para produzir um efeito especial, mas não se constitui filosofia. Mesmo que a frase tenha sido retirada de um texto filosófico ou tenha sido escrita por um filósofo.
Mesmo um livro de filosofia não é filosofia.
A partir da frase, do provérbio ou do pensamento podemos fazer filosofia; fazer uma discussão/análise filosófica. Mas isso não faz da frase ou do pensamento, filosofia.
A análise pode ser filosófica, mas o provérbio continua sendo apenas um provérbio, bonito, iluminador… mas um provérbio! Portanto não importa a interpretação que se faça da frase, do pensamento ou do provérbio, eles continuam não sendo filosofia.
OUTROS EQUÍVOCOS: Também estão equivocadas as opiniões estereotipadas que apresentam visões distorcidas ou irônicas sobre a filosofia. Existem algumas afirmações que já são tradicionais e, consequentemente, tradicionalmente equivocadas: afirma-se que a filosofia é “difícil ou complicada”; que é “coisa de doido”; que é “coisa de intelectual”
Filosofia é “Difícil” ou “Complicada”. Dizer que algo é difícil ou complicado é instalar-se no comodismo, negando a capacidade humana de progredir.
Não nos esqueçamos que foram justamente as dificuldades e complexidades que fizeram o homem sair das cavernas para construir os arranha-céus. O progresso humano não é feito por facilidades, mas por dificuldades. Assim sendo, esse tipo de afirmação não depõe contra, mas a favor da filosofia. Ela está ai para ajudar os seres humanos a serem melhores e melhorarem suas condições de vida.
Filosofia é “coisa de doido”. Essa é uma afirmação contraditória por princípio.Dizemos que a “doidura” é incoerente. Como a filosofia busca a coerência, dizer que ela é coisa de doido é uma contradição.
Como determinar o que é loucura e o que é sanidade? A loucura de um pode ser a sanidade de outro. Como saber se o ato, considerado louco, na realidade não é sano e coerente? Quem são os loucos: aqueles a quem o senso comum assim considera ou as pessoas que convivem conosco no dia-a-dia? Ou você não considera loucura num clima quente como o nosso: vestir um paletó, colocar uma gravata, entrar numa sala, fechar a porta, começar a transpirar de calor e ligar ar condicionado? Não é loucura o que fazem algumas pessoas que trabalham “o tempo todo” e não se dão o direito de lazer, ou de usufruir dos resultados do trabalho?
Não devemos esquecer que o progresso humano se deu não pelos atos sensatos, mas pelos que arriscaram, que apostaram na irrazoabilidade e foram chamados de doidos.
Filosofia é “coisa de intelectual”. Quem faz essa afirmação está dizendo que nem todos são intelectuais, pois nem todos são filósofos. Mas afirmar isso seria negar a capacidade reflexiva que está presente em todas as pessoas.
O que é “ser intelectual?” No senso comum, não está claro, mas tende-se a chamar de intelectual a pessoa que considerada inteligente, que estudou bastante, que é considerada sábia. Mas chamar essas pessoas de intelectuais e dizer que a filosofia lhes é “própria” é considerar que as outras pessoas não têm capacidade de reflexão, de estudo, de aprender… Todos os seres humanos são capazes de pensar, de raciocinar, de crescer intelectualmente.
Dizer que a filosofia é “coisa de intelectual” é negar essa capacidade, presente em todas as pessoas. Além disso, alguns dos chamados intelectuais, sabem muito de alguma área específica, mas não sabem nada de coisas corriqueiras, ou de outras áreas do conhecimento.

Fonte: www.webartigos.com
(este texto é parte de material utilizado em aulas de filosofia para os cursos de Letras e Pedagogia, da FAP-P.Bueno-RO)

Neri de Paula Carneiro
Filósofo, Teólogo, Historiador

Atividade: Coloque seu comentário sobre o texto, não se esqueça de colocar seu nome e oano em que estuda.
Exemplo: Fabiana Azevedo, 3 ano C (Quimica)

27 comentários:

Luis disse...

Concordo, pelo texto que a Filosofia está sempre entrando num novo assunto , quando achamos que encerrou sempre vem um novo assunto para todos nós.A Filosofia na verdade sempre se renova trazendo sempre novos assuntos e tenho certeza que quem tem vontade de adquirir conhecimento não se sente inferior á aprender, todos nós somos capazes e a Filosofia não está só designada só para um tipo de pessoas designa todos.

Luis Guilherme de Moraes 2B

karoline disse...

professor, achei bem interessante o seu post, me fez refletir sobre o assunto, ja que para mim tudo era filosofia. Agora vou poder dominar o assunto quando for falar com as pessoas mais experientes,tenho ceterza que vou confundir muita gente com esse assunto ahahahaha abraços.
Karoline Leonor E. Oliveira 2º

Matheus disse...

Matheus Rocha dos Reis 2° ano B
Eu concordo com o texto e tambem acho insanidade falar que a filosofia é só coisa de intelectual porque a filosofia esta presente no dia a dia.

carina_zl disse...

Nome:Carina Nunes Costa 2°B
Tema : O que não é filosofia ?

Gostei e concordo com o texto, pois a filosofia nunca se acaba ela sempre aparece abrangendo um novo assunto, muitas pessoas acham que a filosofia é para inteligentes, que ela é dificil, mais a verdade é que o ser humano nao intende por preguiça e acaba se acomodando, fazendo com que a filosofia fique realmente dificil e fazendo com que a pessoa nao progrida, a filosofia realmente tenta ajudar os seres humanos com novas ideias e novos principios, ela existe para ajudar nossas vidas. A filosofia busca uma coerencia, portanto afirmar que ela nao serve para nada ai sim é uma doidura.

Dani disse...

Professor, o texto foi muito sábio e ao mesmo tempo confuso.Para aqueles que souberam interpretar, acredito que enxergaram o que você realmente quis passar, eu por exemplo consegui ver o quanto a filosofia pode estar em tudo e ainda sim não ser chamada de filosofia. Quanto aos outros, pode ter ficado confuso ou ter dado uma outra impressão. De qualquer forma, concordo com maior parte do que você escreveu.

Daniella T. 2ºB

kasjq disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luiz disse...

Eu concordo com o texto,porque a filosofia tem sempre um jeito de pensar,de refletir ou ate um novo assunto para discuti.E filosofia para pessoas que entende e não loucos....
Luiz Gustavo A. 2B

A filosofia e algo que sempre esta se renovando, com pensamentos diferentes. E ela esta no dia a dia de cada um de nós em modo diferente, cada um tira uma lição diferente, eu concondo com o texto.
Mateus Mendes 2B

luiz disse...

Eu concordo com o texto,porque a filosofia tem sempre um jeito de pensar,de refletir ou ate um novo assunto para discuti.E filosofia para pessoas que entende e não loucos....
Luiz Gustavo A. 2B

A filosofia e algo que sempre esta se renovando, com pensamentos diferentes. E ela esta no dia a dia de cada um de nós em modo diferente, cada um tira uma lição diferente, eu concondo com o texto.
Mateus Mendes 2B

kasjq disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse...

Para algumas pessoas a filosofia não é uma coisa interessante por terem a preguiça de reconhecer o que realmente é. Todos nós somos capazes de saber o que é filosofia.





Juliana Paulista 2°B ADM

kasjq disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paloma disse...

Bom, eu acho que a filosofia é realmente uma coisa difícil de se entender mais se aprimorar-mos melhor no assunto vamos começar a entender o que é realmente . Cada um tem a sua capacidade de entender e refletir o que é a filosofia.
Para quem nunca ouviu falar é um bicho de sete cabeças kkk'



Paloma C. 2°B PUB

Aline disse...

Muitas vezes nao temos vontade de pensar sobre o que é filosofia,justamente porque achamos algo desnecessario..., mas quando falamos de uma filosofia de vida,ou de algo q aprendemos com erros da vida isso é filosofia,mas o que nao é filosofia? è a ideia nao explicada é a preguiça do homem de pensar,é errar e nao aprender nada...

Aline Muñoz Martins 2B (PUB)

Felipe Souza disse...

Luciana Cristina 2°B
Diante das situaçôes apresentadas no textoo,eu posso dizer que concordo com as afirmações.Esta frase : "Não devemos esquecer que o progresso humano se deu não pelos atos sensatos, mas pelos que arriscaram, que apostaram na irrazoabilidade e foram chamados de doidos.
Filosofia é “coisa de intelectual”." é um dos motivos por eu concordar com o autor!Desde quando filosofia é coisa de intelectual ?Desde quando filosofia é coisa de louco?Primeiramente um intelectual faz muita diferença na sociedade,geralmente positiva..E o por que essa comparação?Porque a sociedade nao tem a capacidade de diferenciar o que é bom,e o que é ruim!Por isso o preconceito nessa situação fala mais alto!

Leticia Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Souza disse...

Gabriela Couto 2°B
Diante das situaçôes apresentadas no textoo,eu posso dizer que concordo com as afirmações.Esta frase : "Não devemos esquecer que o progresso humano se deu não pelos atos sensatos, mas pelos que arriscaram, que apostaram na irrazoabilidade e foram chamados de doidos.
Filosofia é “coisa de intelectual”." é um dos motivos por eu concordar com o autor!Desde quando filosofia é coisa de intelectual ?Desde quando filosofia é coisa de louco?Primeiramente um intelectual faz muita diferença na sociedade,geralmente positiva..E o por que essa comparação?Porque a sociedade nao tem a capacidade de diferenciar o que é bom,e o que é ruim!Por isso o preconceito nessa situação fala mais alto!

Leticia Medeiros disse...

Para nós o texto fala que filosofia é uma matéria que não dá para ser definida , é uma matéria que abre debates para as pessoas discutirem as coisas da vida tais como ninguém sabe por certo o que é realmente , filosofia não é uma matéria de doido ou intelectual , no texto diz que louco é aquelas pessoas que em um calor vestem uma roupa quente só pela aparência e depois liga o ar condicionado quando esta sozinho, nem todos são intelectuais , mas todos tem a capacidade de refletir e discutir sobre os problemas da vida entre outras coisas, os intelectuais podem saber muito de uma área especifica as quais eles estudam ,mais não sabem tudo sobre coisa que não tem uma definição certa como a filosofia.
Portanto é considerável dizer que a filosofia não tem uma definição completa ao certo , ela tem pequenas coisas que dizem um pouco sobre , mas não existe nada que resposta exatamente apergunta "O QUE É FILOSOFIA?"



Nome: Leticia Medeiros
Lucas Drudi
2ºB Publicidade

Igor disse...

Nome:Igor Branco Ferreira
1°A informatica


Eu concordo pois a filosofia esta sempre se inovando. com um jeito de pensar de refletir um assunto particulal ou social para pessoas entender o que as outras pensam

lucas disse...

lucas bateli 1A

professor é muito interessante esse texto que voce postou mais eu nao consegui entender direito,mais pelo o que entendi é que todos podemos compreender a filosofia e que é só parar e refletir sobre tal assunto

Lucas disse...

O que o texto fala concordo, por que a filosofia sempre tem um novo assunto independente do caso, e ela assim que acaba ela inicia de outra forma ou seja vai se renovando.

Lucas Pimenta-1A
@lucaspimentaa

SLiKi disse...

Concordo,pois várias pessoas interpretam a filosofia de maneira intelectual, o que de certa forma é errado, pois a real filosofia está no nosso cotidiano, e cada um a interpreta de uma maneira, por isso não deveria ser tratada tão sériamente.

Luis Fernando Verdelli - 3ºC
Júlia Cruz - 3ºC

pauloaniz disse...

Professor, o texto fez com que pudessemos refletir sobre filosofia de uma maneira diferente e assim entender quantos significados um tema tão amplo pode abordar.

Paulo Aniz 3B
José Henrique 3C

carros.carros disse...

Prof o texto q vc postou é mto legal faiz agente pensar bastante, porém eu tbm nao consegui compreender mto bem. Mas oq eu consegui intender é q a filosofia nao fica "velha" ela vai sempre cont na msm epoca q nos estamos

Carol disse...

Eu concordo com o texto, a filosofia é algo que esta presente em nossa vida e esta sempre se atualizando com novos assunto que surgem no dia-a-dia.Todos de certa forma acabam prticando a filosofica ao debater e pensar.
Carolina Maia 2B

ga_brielaalmeida.reis disse...

Concordo plenamente com o texto, a filosofia sempre esta presente nas nossas vidas, no nosso cotidiano e sempre tem um novo assunto a ser debatido. Como ja disseram é um texto bastante confuso, mas bastante interessante. Embora tenha dormido na aula rs, gostei mto da forma que o texto foi colocado.!
Gabi Reis 2ºB ADM

Luis Gustavo disse...

Eu concordo, pois filosofia faz refletir sobre um assunto e nesse assunto refletido gera uma outra pergunta e assim vai, então tudo é filosofia.

Sandro disse...

Eu concordo, pois filosofia faz refletir sobre um assunto e nesse assunto refletido gera uma outra pergunta e assim vai, então tudo é filosofia.

Sandro Luiz 1°A